sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

SEM HISTÓRIA, NADA SOMOS


“Um povo sem memória é um povo sem história”

Por Marco Rodrigues

Há o ditado popular que estabelece que “Um povo sem memória é um povo sem história”. A maior riqueza cultural de um povo é a sua história. Mas, o que dizer de um povo que não dá valor a sua própria história, a sua gente e ao que ela tem de maior que é o que esse povo produz e faz? Um povo que não preserva a sua história, ao contrário depreda o que tem e não valoriza seu passado é um povo sem identidade.

A história são as nossas memórias, aquilo de que somos feitos, o que nos foi transmitido, e o que iremos transmitir às gerações futuras. Situa-nos no tempo, deixa-nos compreender melhor os nossos próprios ciclos, o nosso crescimento. Um dos grandes personagens do nosso município foi, sem dúvida, Joaquim Lavoura.

Três vezes eleito prefeito de São Gonçalo, Joaquim de Almeida Lavoura nasceu no Rio de Janeiro em 4 de abril de 1913. Sua família mudou-se para o bairro do Gradim, em São Gonçalo, quando ele ainda era criança. Líder comunitário na região, elegeu-se vereador em 1947. Foi eleito prefeito pela primeira vez em 1954, coroando uma campanha em que discursava de cima de um trator, com o slogan “Com trabalho há progresso”.

Já à frente da prefeitura, promoveu reformas em vias públicas, como o calçamento do Porto Velho e Sete Pontes, ligações do município com Niterói. Investiu no setor de obras, comprando máquinas pesadas. Instalou a Usina de Asfalto e a Fábrica de Artefatos de Cimentos. Na área da saúde, construiu o Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas.

Com base na importância da história para o desenvolvimento de uma sociedade, institui Projeto de Lei que proclama Joaquim de Almeida Lavoura como patrono da classe política de São Gonçalo.

Sem História, sem memória, a vida perde o sentido. Mas ela traduz, com clareza e simplicidade, a importância da preservação da nossa história. O maior patrimônio de uma sociedade é a memória viva, concreta. Por que, um povo que não conhece o seu passado, também não saberá como trilhar o seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário