quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

EDUCAR E RESGATAR O CIVISMO



Educação e Cidadania: a importância no resgate do civismo

Por Marco Rodrigues*

Só teremos uma sociedade evoluída, um país sendo, de fato, potência mundial, quando assegurarmos uma educação de qualidade para todos. Esta não apenas possibilita a chance de empregabilidade, mobilidade social e aumento do poder aquisitivo, mas também a oportunidade de formarmos cidadãos com livre capacidade de reflexão e argumentação. Indivíduos que fujam à alienação e passem a entender o verdadeiro sentido da cidadania.

Talvez muitos não recordem, mas OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e Educação Moral e Cívica eram matérias obrigatórias nos ensinos público e particular. Aprendíamos a importância do patriotismo e do exercício da cidadania logo na infância. Sabíamos o porquê dos nomes escolhidos para cada escola e a relevância daquelas figuras na sociedade.

A pensar nisso, elaborei Projeto de Lei que visa o resgate de valores essenciais para a comunidade escolar, bem como contribuir para uma sociedade consciente, norteando atitudes fundamentais para que seja transformada através da valorização da cultura.

Tal proposta obriga as escolas da nossa rede municipal de ensino a dispor dados bibliográficos dos seus respectivos patronos, o que permite preservar exemplos de pessoas que dedicaram suas vidas ao interesse do bem comum, além de manifestar respeito e valorização da nossa nacionalidade. Noções de civismo e a retomada do patriotismo são indispensáveis para despertar nos nossos jovens o interesse por aquilo que é nosso, do nosso país, nossa terra natal.

*Vereador e Administrador de Empresas


Nenhum comentário:

Postar um comentário