segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

GONÇALO, O SANTO GENTE BOA



São Gonçalo de Amarante, sua história, sua dança, breve relato

Por Agliberto Mendes*

O português Gonçalo Pereira, padre dominicano, falecido na cidade de Amarante, foi beatificado, mas não chegou a ser reconhecido como Santo, devido a uma série de dificuldades e imprevistos, relacionados à longa guerra travada entre Portugueses e Espanhóis. Mas, em respeito à qualidade do seu trabalho religioso, e ao seu imenso número de devotos, a Igreja Católica determinou que o dia 10 de janeiro fosse dedicado a São Gonçalo, de Amarante. Mais tarde, essa data foi alterada para 16 de Setembro.

Segundo a lenda, tocava violão e usava a dança, como ferramenta para convencer e evangelizar pessoas. Talvez, por isso, é tido como protetor dos violeiros, mas não é só, pois, também, é patrono dos ossos, acode em casos de enchentes, e, como Santo Antônio, é casamenteiro.

Outro português, fidalgo, natural da mesma Amarante, também chamado Gonçalo, porém sendo Gonçalves de sobrenome, ao receber a doação de uma sesmaria, inicia o povoamento de nossa cidade, São Gonçalo, e constrói a Capela dedicada a São Gonçalo De Amarante, hoje, a nossa Igreja Matriz.

Conta-se que São Gonçalo, para reabilitar as prostitutas, vestia-se de mulher e dançava e cantava com elas a noite toda.
Segundo os mais antigos, a mulher que tocar o túmulo de São Gonçalo do Amarante, em Portugal, terá casamento garantido, dentro de no máximo, um ano.

“São Gonçalo do Amarante,
Casamenteiro que sois,
Primeiro casais a mim;
As outras casais depois.
São Gonçalo ajudai-me,
De joelhos lhe imploro,
Fazei com que eu case logo,
Com aquele que adoro. ”
(Religiosidade popular)

Em Portugal, o Santo já foi muito homenageado com danças, que aconteciam dentro de Igrejas, e esses eventos comemorativos eram chamados de “Festa das Regateiras”, ocasiões em que participavam as mulheres que queriam se casar. Nos dias de hoje, muitas dançam com chapéus de ouro, conhecidos como “chapéu do peão”. A “Dança de São Gonçalo”, em homenagem ao Beato reconhecido como Santo, é praticada
em várias cidades brasileiras, de Norte a Sul

 (Alguns dados, mas não todos, foram consultados em “O Município de São Gonçalo e sua História”, obra da Professora Maria Nelma Carvalho Braga. Os versos da religiosidade popular estão na página “Memórias de São Gonçalo”, no facebook)

*Autor do Blog do Vovozinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário