quarta-feira, 16 de julho de 2014

MEU BAIRRO, MINHA RUA


POR MARCELO BARBOSA

QUALIDADE DE VIDA. É a primeira coisa que devemos buscar no exercício de nossa cidadania.

Qualidade de vida está na educação, na saúde, nos transportes, no trabalho. Mas tudo começa em nossa casa, em nossa rua, em nosso bairro, ou seja, onde moramos.

A vida é vivida em sociedade, e se queremos para nós uma vida saudável, também devemos querer uma vida saudável para nossos vizinhos, para os que compartilham conosco a sua vida.

O primeiro grande palco de nossas vidas é a rua. Temos na rua o primeiro contato com o mundo exterior, com o diferente do que vemos em nossas casas com nossas famílias. É a primeira grande experiência de nossas vidas com o outro.

Depois vem a escola. Ali conhecemos uma outra forma de autoridade diferente da autoridade que nossos pais exencem sobre a gente. É o primeiro contato com as regras de convivência da sociedade.

Tanto na rua como na escola fazemos amigos, aqueles que conviveremos, talvez, para toda a nossa vida. Para que sejamos felizes e encaremos as dificuldades da vida com menos dor e sofrimento, lá vem ela aí de novo: qualidade de vida!

Para alcançarmos a tão sonhada qualidade de vida, primeiro temos que ter consciência do quanto é importante as coisas aparentemente pequenas à nossa volta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário