sábado, 22 de novembro de 2014

ESCOLA, PRA QUE TE QUERO...

Alunos, professores e colaboradores no final do evento

Escola Francisco Lima no Gradim e colaboradores realizam atividades de valorização da memória e história do bairro e da cidade de São Gonçalo. Ação, que ocorreu em setembro, também trabalhou cidadania e preservação do meio ambiente 

Em setembro foi realizado no colégio Francisco Lima atividades diversificadas com o tema Resgatando a Identidade do Colégio Estadual Coronel Francisco Lima e as Riquezas do Município de São Gonçalo. O evento, promovido pelos professores, envolveu alunos e colaboradores da comunidade que resgataram um pouco da memória e da história da própria escola, do bairro do Gradim e do município de São Gonçalo.


Para o ativista pró-melhoramentos do Gradim, Marcelo Barbosa, que foi um dos colaboradores do evento, essa iniciativa é de extrema importância para a identificação dos estudantes com a sua comunidade: “A conscientização cidadã se dá pela valorização local e de nossas raízes. Levantar a memória e a história de onde vivemos faz com que nos identifiquemos criando laços de respeito de uns com os outros”, disse Barbosa, que produziu em 2009 um minidocumentário sobre o Gradim, apresentado no evento.

Os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer como era o bairro antes da construção da escola: “Elas não tinham ideia de como era o bairro no passado, os conflitos por terra e de como era importante a Baía de Guanabara para os moradores”, disse Antonio Romeu, também morador e memorialista do bairro. Zonaide Toledo, diretora do Francisco Lima, vai além: “Nossos alunos tiveram uma oportunidade de reviver nossa história e se orgulhar de morar nesse local”, afirma.

O Resgatando a Identidade também promoveu atividades de meio ambiente com foco na destinação correta do lixo e da importância de preservação da água. “Tentamos envolver toda a comunidade para esse tema de extrema importância em nossas vidas. Os alunos se dedicaram muito para divulgar esse trabalho com material confeccionado por eles próprios. Todos estão de parabéns”, finaliza Zonaide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário