sábado, 27 de dezembro de 2014

A ÉTICA, A FILOSOFIA E EU


“Hoje, para alguém ser uma pessoa decente, precisa ser herói”.
A Casa da Rússia, fala do Sean Connery

Depois de algumas leituras estudando sobre ética, essa frase me impactou e me levou a vários questionamentos sobre a minha maneira de ser ou não ser, dentro de uma sociedade onde o eu vem sempre em primeiro plano.

Se alguém me perguntar se sou uma pessoa boa ou ruim, sem pensar muito responderei que sou uma pessoa que não faço mal a ninguém, não traio as pessoas que eu amo, sou uma cidadã. Mas essas convicções não me assegura ser ética.

Claro que já fiz coisas das quais não me orgulho, e gostaria de não repetí-las e a decisão será sempre minha.

A indiferença e a individualidade passarama a ser tidas como formas de autoproteção e uma maneira de alheamento com o que acontece ao nosso redor. Quando eu deixo de ajudar uma pessoa que me pede dinheiro na rua por achar que a mesma irá usá-lo de forma inadequada, será que cabe a mim fazer esse juízo de valor? Acredito que não!

A verdade, justiça, bondade e honestidade são temas recorrentes e me faz pensar sobre as minhas atitudes e o quanto realmente desejo com elas transformar a minha vida e quem sabe de algumas pessoas.

A filosofia me salvou em um momento de escuridão e me fez ver a vida de um modo mais leve e acreditar que estou nesse mundo por uma força maior que vai além do meu entedimento e sendo uma errante, desejo acertar algumas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário