quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MEU BAIRRO, MINHA RUA


Por Marcelo Barbosa

Uma Cidade, um bairro, não são feitos apenas de ruas, casas, comércios, indústrias, praças, mas também de pessoas dedicadas que mudaram o curso da história de uma comunidade. Como superaremos os problemas sociais e ambientais nos dias atuais, se não tivermos conhecimento de nossa história, das raízes de nossos antepassados?

Conhecimento de fatos passados nos ajudam a resolver problemas do presente. Nesse sentido, é importante mudar a nossa postura frente ao nosso patrimônio, seja ele material ou imaterial. A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

É nesta relação entre o presente e o passado, jovem e idoso, que se forma o caráter e a nossa dimensão humana. Desta forma, resgatamos a consciência para começarmos a dar grandes passos para uma São Gonçalo melhor, tornando assim um presente para a educação de nossos filhos quanto a preservação de sua história. A história de nossos bairros recolhe os feitos de cada um de nós e voa nas asas do tempo a imortalidade do nosso viver que se esconde em nossas obras concretas e abstratas que iluminam nossa memória.

Assim a história de uma cidade, de um bairro, de uma rua, pode estar preservada em construções antigas, nas ruas, praças, capelas e também na memória da comunidade. É preservando a memória de um bairro, valorizando as ações e as diversidades culturais dentro dos mesmos, educando nossas crianças e jovens, que iremos ter um Gradim, Porto Velho, Porto Novo, Paraíso, etc muito mais vibrantes. 

Email:marcelobarbosasgg@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário