quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O DESAFIO DE OUSAR



Por Marlos Costa

Caros leitores e leitoras Daki. Nós, políticos, sofremos um preconceito enorme por parte considerável da população. E, com isso, a própria política acaba por ser desvalorizada. É uma pena, pois muitas pessoas de bem acabam desistindo de participar das decisões coletivas por acreditarem que encontrarão um ambiente pesado na política.

Penso que a política é a extensão da vida. Ela é cheia de escolhas, certas e erradas. Podemos enacarar os nossos problemas com dedicação ou indiferença. Não discordo de quem aponta os erros da política e dos políticos. Os erros existem e são muitos, assim como também existem muitos acertos que nos enchem de alegria e satisfação em poder participar de uma ação que beneficia a todos de modo consensual e justo.

Eu sei que buscar o consenso na política é muito difícil. Mas só o exercício de buscá-lo nos ensina bastante a ser mais tolerantes com a gente mesmo e com o outro. Alguns dizem que política é uma forma de arte, e se é realmente arte, o convencimento é a sua maior virtude.

Estão chegando as eleições. Muitas pessoas acreditam que somente nas eleições fazemos política. Fazemos política todos os dias em nossas casas, na rua, na escola, no bairro. A eleição é um momento único de consolidação da cidadania por meio do voto livre e consciente naquilo que acreditamos como sociedade. Querendo ou não, as pessoas com mandato eletivo e público têm o  poder de melhorar, piorar ou deixar a vida como está.

Acredito que o nosso maior desafio hoje é melhorar os serviços públicos, e só o faremos com maior participação política. Sejamos ousados em nossos sonhos e no bem comum através da polítca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário