quinta-feira, 27 de novembro de 2014

GESTÃO PARTICIPATIVA É O CAMINHO


Mais GOVERNO e menos POLÍTICA

Por Vereador Marco Rodrigues
Especial para o Jornal Daki

Estamos sofrendo uma grave crise de representatividade. O ano de 2013 foi marcado por inúmeras manifestações que, apesar de parte de seus objetivos e ideais terem se perdido no decorrer do caminho, levaram milhares de jovens às ruas. Naquele momento, o grito que mais ecoava nos quatro cantos do país era o que dizia “Vocês não nos representam”. Frase essa, engasgada em muitos durante tanto tempo.

A generalização me incomoda. Cansei de ser comparado aos maus políticos. Aqueles que não cansam de servir-se do poder para buscar benefícios que atendam apenas aos próprios anseios, em detrimento daquele que é o verdadeiro sentido da política; cuidar da vida coletiva e, consequentemente, da sociedade.

Acredito em uma política verdadeiramente séria e transparente. Cargos públicos existem com a finalidade primordial de fornecer mecanismos que proporcionem ao cidadão qualidade de vida, em todos os seus aspectos. Moradia, saúde, educação, segurança são direitos constituídos. É por esse e tantos outros motivos que decidi ingressar na vida pública. A gestão participativa é para mim, o verdadeiro caminho para a mudança.

Já dizia Sócrates “Sejamos menos idiotas e mais políticos!”. Isto porque, hoje em dia, estas antíteses, tornaram-se sinônimos. Pois o político é considerado idiota. Mas, para aqueles assustados com os termos, vale lembrar que a palavra idiota, nascida na Grécia Antiga, morfologicamente significa “aqueles que não se interessam ou não participam dos assuntos públicos”, já político “aqueles que se preocupam com os interesses do coletivo”.

Que possamos, de fato, nos tornar mais políticos e menos idiotas. Contudo, aproveito para aprofundar ainda mais essa reflexão. Que façamos mais GOVERNO e menos POLÍTICA. A força para mudar e as ferramentas para transformar estão em nossas mãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário