sexta-feira, 21 de novembro de 2014

MORADORES TEMEM O PIOR NA 'BARREIRA'

Prefeitura recebeu requerimentos solicitando intervenção no local, mas até agora não deu resposta

Erosão e lixo preocupam moradores da parte baixa e alta da Rua São Pedro no Morro da Madama. Uma das soluções para o problema seria o reflorestamento da área para evitar desabamentos 

A situação da localidade conhecida como “Barreira” no Morro da Madama é uma bomba relógio pronta para explodir. Desde 2010, quando houve um grande desabamento na área, arrastando casas da parte alta morro abaixo, os moradores convivem com o perigo iminente de um novo e mais grave deslizamento de terra e de lixo acumulado ao longo dos anos.


Antonio Paulo, morador da parte baixa na Rua Maria Amelia Romanazzi, também conhecida como “Rua das Flores”, afirma que já enviou uma série de solicitações para a prefeitura informando o problema, sem resultados: “Enviamos alguns requerimentos solicitando a presença da prefeitura avaliar a situação mas não obtivemos resposta”, disse Paulo.

Depois do deslizamento de terra em 2010, a Defesa Civil interditou vários imóveis com risco grave de desabamento. Passado alguns meses, alguns imóveis foram reocupados pelos proprietários que, sem ter aonde ficar, também convivem diariamente com o medo de uma chuva forte. Os meses mais tensos são entre dezembro e março, no verão.

Enquanto a prefeitura não toma providências, são os próprios moradores que se articulam. Yuri Gomes, 21, filho de Antonio Paulo sugere a construção de um muro de contenção na parte alta e o reflorestamento da área: “Analisamos a situação e vimos a necessidade de reflorestar a barreira para evitar a erosão do solo e novos desabamentos. E além de fazer a conscientização dos moradores para não jogar lixo, é preciso também levantar um muro para isolar a área que ficou muito íngrime. Há sempre o perigo de alguém despencar dali”, afirma Yuri.

Para Fredy Delamari, especialista em solo, a possibilidade de deslizamento de terra sempre aumenta quando não há cobertura vegetal: “As raízes das plantas dão firmeza ao solo. Como esta área está descoberta e inexiste rochas, uma chuva mais severa com certeza causará novo deslizamento”, alerta.

SE LIGA!

Moradores precisam fazer requerimento, além da prefeitura, para a Defesa Civil e, se possível, entrar com representação no ministério público alegando negligência do executivo. Não se brinca com a vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário