segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADES É A SOLUÇÃO

Divulgação

Por Helcio Albano

Em matéria do jornal O Fluminense, logo abaixo, soubemos que a prefeitura, através do programa federal Minha Casa Minha Vida, entregará unidades residenciais nos bairros do Jóquei e Galo Branco. No fim da matéria o prefeito Neilton Mulim afirma uma coisa interessante:  "É preciso realizar um trabalho social com essas famílias, entre eles qualificação profissional, geração de renda, ensinando a lidar com as taxas e convivência em condomínios, para que se adequem ao novo estilo de vida”.

É verdade e não acredito que ele tenha falado isso com tom de preconceito ou má vontade com a gente pobre do município. Famílias que vivem há anos ou até há gerações em condições de insalubridade absoluta sentem dificuldades de adaptação a um modo de vida vinculado a certas etiquetas sociais e responsabilidades tarifárias como água e luz, por exemplo, antes burladas por pura necessidade de sobrevivência.

Há poucos dias reproduzimos matéria da Rede Brasil Atual que também registrou a entrega de unidades do MCMV na cidade de Taboão da Serra pela modalidade entidades. Nessa modalidade os movimentos sociais de moradia participam de todo o processo de construção desde a concepção do projeto, além de terem a liberdade de negociarem diretamente com as empreiteiras soluções tanto para a captação e qualificação da mão de obra, como para as dimensões dos apartamentos/casas de acordo com o valor do financiamento.

Isso possibilita duas coisas fundamentais: a utilização de material alternativo e mais barato, sem prejuízo da qualidade, possibilitando soluções arquitetônicas criativas, assim como o envolvimento das famílias beneficiárias em todo o processo. Este envolvimento acaba sendo pedagógico para os futuros moradores que desde o início amadurecem suas formas de convivência e de zelo onde irão morar.

Esse é o modelo perfeito. Mesmo com toda a boa vontade "civilizatória" do prefeito, nada garante que isso possa vingar e ter os resultados esperados pelo gestor público. 

***

São Gonçalo finaliza obras do Minha Casa Minha Vida
De O Fluminense

Unidades serão entregues em 2015, estando previstas 760 já para o primeiro semestre do ano. Apartamentos estão destinados a famílias da faixa 1 do programa

A Secretaria de Habitação de São Gonçalo, através do Programa Minha Casa Minha Vida, anunciou nesta segunda-feira (29) a finalização de mais uma fase na construção de duas mil unidades habitacionais, que serão entregues em 2015, sendo 760 já no primeiro semestre do ano. De acordo com a secretaria, o próximo ano será de grandes avanços no setor habitacional do município, que visa reduzir o déficit de moradias existente.

Ainda de acordo com a Secretaria de Habitação, já na primeira metade do ano deverão ser concluídos, no bairro do Jóquei, o Condomínio Residencial Aruba (240 apartamentos); Condomínio Residencial Cozumel II (280 apartamentos); Condomínio Residencial Cozumel I (240 unidades). Além disso, até o final de 2015 outras unidades devem ficar prontas para receber os moradores nos condomínios Residencial Parque das Araras (499 unidades) e Residencial Parque dos Bem-Te-Vis (499 apartamentos), também no Jóquei. Já no bairro Galo Branco serão entregues 300 unidades habitacionais no Condomínio Residencial Galo Branco.

“Os apartamentos são destinados às famílias faixa 1, que são as que possuem renda de até R$ 1,6 mil, que nunca tenham tido uma propriedade, atendam os pré-requisitos e estejam cadastradas através do programa do Governo Federal”, conforme explica a secretária de Habitação, Evangelina Andrade.

“É uma satisfação muito grande poder estabelecer uma parceria tão importante com o governo federal e com a Caixa Econômica. Entendemos que a moradia é um instrumento de dignidade humana e é isso que queremos oferecer aos cidadãos. Mas vale enfatizar que moradia não é só uma casa. É preciso realizar um trabalho social com essas famílias, entre eles qualificação profissional, geração de renda, ensinando a lidar com as taxas e convivência em condomínios, para que se adequem ao novo estilo de vida”, destacou o prefeito Neilton Mulim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário