quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

MÚSICA: ESPAÇO PRO NOVO EM SG

Graci Antunes. Foto: Luiz Carvalho

Projeto dá espaço a músicos e autores gonçalenses no Centro Cultural Joaquim Lavoura

Por Danyelle Woyames

Canções autorais de artistas locais formaram o repertório do evento “A Voz do Autor”, que aconteceu na noite desta terça-feira (16/12), no Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo. Diversos ritmos, entre eles rock clássico, pop-rock, samba e MPB contemporânea, passaram pelo palco e encantaram o público presente.

Os músicos Robson K, Pakkato, Uires Nascimento, Graci Antunes, Edilson Santana, Xande Mc Leite, Sambariah, Paulinho Freitas, Leandro Ribeiro e Di Castro deram show de talento ao se apresentar no evento, que teve como conceito principal mostrar os compositores da cidade de São Gonçalo. De acordo com o produtor Murilo Peres, de 36 anos, que apresentou o projeto à secretaria de Turismo e Cultura, a cidade não possui muitos espaços para esse tipo de trabalho.

“Temos aqui dez compositores, cada um mostrando duas músicas, e podendo fazer isso na própria cidade de forma gratuita. Eu trabalho há muito tempo com o conceito de bar cultural e lá eu sempre tive a ideia de botar músicos autorais para mostrarem suas canções para o público. Mas pôr essa ideia em prática num lugar particular é complicado, pois priva as pessoas que não têm dinheiro para sentar numa mesa às vezes e assistir. Portanto, eu quis trazer para o âmbito público, fazendo com que todas as pessoas tenham acesso à música autoral de qualidade de forma gratuita”, explicou Peres.

“O Murilo nos trouxe essa proposta e avaliamos como positiva. Com a parceria da secretaria de Governo e Comunicação, foi possível realizarmos o evento e abrirmos mais esse espaço para a cultura local”, afirmou o subsecretário de Cultura, Marcos Vinicius Varela.

Para o músico Edilson Santana esse tipo de iniciativa é importantíssima: “São Gonçalo é uma cidade de muitos músicos, de onde saíram grandes compositores, mas com poucos espaços para mostrarmos nosso trabalho próprio. E esse projeto é sensacional porque pode ser que estimule outros locais a fazerem algo parecido para suprir essa carência”, almejou.

A cantora e compositora Graci Antunes estava se apresentando pela segunda vez em público. Para ela, a experiência e o retorno da plateia foram gratificantes: “Gostei de estar ali, atrás do microfone, passando minha arte para as pessoas. Agora estou realmente começando a acreditar que é minha arte mesmo, passando por uma fase de aceitação e de começar a crer que posso ser música, ser artista e trabalhar com isso”, afirmou.

Ele, Murilo Peres



Nenhum comentário:

Postar um comentário