domingo, 18 de janeiro de 2015

OAB SG PODE TER MULHER PRESIDENTE EM 2016

Ela, Adriana
Por Helcio Albano e Darc Freitas

A advogada gonçalense Adriana Brandão, que não por acaso também é colunista do Jornal Daki, há muito vem chamando atenção com sua militância tanto na profissão como na política. Desde os tempos de estudante secundarista vem ocupando um espaço de destaque por onde passou, e agora acredita que chegou a sua vez de presidir a Ordem dos Advogados na cidade. As eleições ocorrem no final deste ano.

Ela nos deu uma rápida entrevista, mas que demonstra bem o seu perfil e personalidade, além de dizer ao que veio. Vamos a ela.

Jornal Daki
Ser mulher, mãe e bem sucedida não é fácil. qual o segredo?

Adriana BrandãoSegredo? Não existe isso não! A mulher hoje em dia, após a sua consolidação no mercado de trabalho, precisou da participação mais efetiva dos seus parceiros, porque de alguma forma, os padroes familiares precisaram acompanhar a cultura familiar antes estabelecida pela sociedade, desde o concílio de Trento (1545 a 1563 ) quando a Igreja Católica estabeleceu o papel doméstico e privado da mulher.
Assim, com um pouco de ajuda, distribuindo as obrigações com o parceiro e muito amor à profissão, consigo cumprir a minha agenda diária.

Como é atuar como advogada na comarca de SG?

2) Atuar em qualquer Comarca do Rio é bem complicado, pois o profissional se depara com vários aspectos negativos, por exemplo, com a falta de funcionários públicos nas varas, a falta de Juízes, fazendo com que os juízem que existem, acumulem outras varas. Você imagina, uma Cidade como São Gonçalo, com apenas 8 varas cíveis no Fórum de Santa Catarina, e destas varas, que já são poucas para a demanda, os Juízes precisam se desdobrar em outras varas além da sua. Impossível conseguir, de forma satisfatória, cumprir a prestação jurisdicional à sociedade.

É candidatíssima mesmo à presidência da OAB em SG?

Ainda não definimos isso com o grupo, mas não posso negar que sou um nome apoiado por vários Advogados desta Cidade. Já me coloquei à disposição, pois tenho certeza que posso contribuir, e muito, para a nossa classe. O meu histórico faz que eu tenha competência para representar a classe dos Advogados, pois participo de movimento estudantil desde o ensino médio no Grêmio Estudantil do Colégio Liceu Nilo Peçanha em Niteroi. Participei do Direório Acadêmico de Direito da faculdade como Presidente, após participaçao no Diretório Central dos Estudantes (DCE) em 1997/1998.

Já como estagiária de direito, fiz parte da OAB Jovem da Seccional do RJ, por agradáveis 3 anos, quando fui convidada a participar da OAB Jovem da Subseção de São Gonçalo, na gestão da Colméia, já como Advogada.
Depois fui convidada a Presidir a Comissão da OAB Jovem da Nova OAB, atual gestão, onde passei, após 2 anos a frente da referida comissão, a Presidir a Escola Superior de Advocacia.
Todos estas experiências me fizeram acompanhar de perto os problemas e anseios da categoria, me sentindo preparada, se assim o meu grupo decidir, para participar das eleições deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário