sábado, 17 de janeiro de 2015

EM SG, NANCI É O CARA

Ele, José Luiz Nanci
Por Helcio Albano
Com Darc Freitas

No dia 5 de janeiro, foram empossados os novos secretários escolhidos a dedo pelo governador Luiz Fernando Pezão após uma intrincada e sofisticada equação política no estado. Dentre eles, o deputado José Luiz Nanci, que ocupará uma secretaria recém criada (2013), mas sob medida para o médico gonçalense: a de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Não sabemos ainda qual será exatamente sua dotação orçamentária neste ano, pois a Lei Orçamentária Anual (LOA-2015) enviada pelo executivo aos deputados da Alerj para o exercício fiscal vigente, que prevê R$ 7 milhões para a pasta, deve sofrer cortes de contingência pelo Executivo. Mas isso não chega a ser um problema imediato para o seu titular, que ainda precisará gastar boa parte do seu tempo em estudos e elaboração de ações para a área, que efetivamente só serão colocadas em prática no segundo semestre.

O Rio de Janeiro concentra a maior população idosa do Brasil, 14,9% segundo último censo do IBGE realizado em 2010. São 2,4 milhões de pessoas com 60 anos ou mais que serão foco preferencial das ações do estado em saúde, educação, cultura e esportes, e ligar todos esses pontos não será uma tarefa simples para o secretário, porém auspiciosa para uma boa parte da população que vive sob extrema precariedade nessa fase especial de suas vidas. Por isso, desde já, torcemos pelo sucesso da empreitada, afinal, o jovem de hoje é o idoso de amanhã.

E a nomeação do gonçalense ilustre como secretário de estado vem gerando fortes emoções no mundo político de sua cidade natal. Tido como o grande vitorioso das eleições passadas na cidade, o médico anestesista José Luiz Nanci é o aglutinador natural das forças de oposição ao governo Neilton Mulim, e sua candidatura ao cargo máximo da municipalidade é dada como certa em 2016. A política ama as especulações, assim como ama o poder. E o governador Pezão deu todas as condições a Nanci para isso. Nanci hoje é, indiscutivelmente, o cara. Abaixo, um bate-bola exclusivo com ele.

Jornal Daki
O meio politico gonçalense considera o sr. o grande vencedor das eleições. Como encara isso?

Jose Luiz NanciAcredito que mais essa grande vitória, conquistada em minha vida política, se explica pelo trabalho sério que venho realizando ao longo dos anos. Busco sempre entender os problemas da população e faço isso pessoalmente. Converso com as pessoas e passo a conhecer as demandas dos bairros. Escuto muito e sempre estou perto do povo. Sou um político acessível e que se preocupa em melhorar a vida do cidadão. Respeitar e dar a merecida atenção às pessoas é a minha conduta natural. Acho que isso justifica o meu crescimento político nos últimos anos.

Ser nomeado secretário revela prestígio junto ao governador, como pretende reverter isso para os fluminenses?

As atividades da pasta foram iniciadas no primeiro semestre de 2013, com o propósito de proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos. Agora, o governador confiou a mim a missão de continuar este trabalho e pretendo reverter essa confiança em melhorias para a população.

Quais serão os maiores desafios dentro da secretaria?

Pretendo manter projetos já existentes e ampliar algumas ações, como as academias da terceira idade e os encontros com bailes e recreação. O Estado do Rio tem mais de dois milhões de idosos e sei que minha tarefa não é fácil, mas farei tudo que estiver ao meu alcance para contemplar novos municípios que não possuem projetos da secretaria, como São Gonçalo e Itaboraí. Contudo, eu e meu corpo técnico ainda estamos levantando as possibilidades, de acordo com o orçamento da pasta.

Atualizado em 17/01/2015 às 13:37.





Nenhum comentário:

Postar um comentário